Perguntas frequentes

Fav

Dúvidas recorrentes dos pacientes

Envie sua pergunta pelo formulário de contato e, com sua autorização, elas poderão aparecer por aqui, ajudando outras pessoas que possam ter a mesma dúvida que você.

01. Por que consultar um médico geriatra?
Existem menos de 2000 geriatras no brasil inteiro. É uma especialidade escassa e altamente requisitada. Isto porque as pessoas estão atingindo idades mais avançadas e com o desejo de desfrutar da vida com mais qualidade. O conhecimento do corpo humano nesta faixa etária é diferenciado, os órgãos do idoso funcionam de maneira muito distinta e a ação dos medicamentos também não é a mesma, muitos podendo causar mais mal do que bem. O Geriatra tem uma visão do paciente como um todo e não fragmentada, conecta todas as condições de saúde e tratamentos de maneira integral, atuando como coordenador de todos os cuidados com a saúde do idoso. Seja ao planejar envelhecer de maneira saudável ou melhorar a qualidade de vida atual, buscar auxílio de um especialista no envelhecimento traz grandes benefícios.
02. Qual é minha linha de atendimento?
Tenho como prioridade a satisfação de meus pacientes e busco atingir isto através de um bom relacionamento, comunicação de alta qualidade, atuação humana com tratamentos atualizados e baseados em evidências científicas. Disponibilizo um número de WhatsApp e telefone para incrementar as possibilidades de acesso e esclarecimento de dúvidas pontuais.
03. Como são minhas consultas?
O atendimento geriátrico engloba todas as faces da saúde do idoso. Durante a consulta são abordados os sintomas atuais de maneira detalhada. É revisitado todo o histórico pessoal de saúde, desde a juventude até o presente. Históricos familiares e informações sobre condições e hábitos de vida também são obtidas. É avaliado o estado vacinal do idoso e são indicadas imunizações especiais e individualizadas. Uma extensa revisão de todos os órgãos e sistemas corporais é feita, além de um detalhado exame físico. Uma análise de todos os medicamentos é realizada, e com auxílio de ferramentas que verificam interações medicamentosas, são analisados quais deverão permanecer, serem modificados ou suspensos. Também são utilizadas escalas e testes geriátricos que avaliam setores específicos da saúde do idoso, como a cognição, mobilidade, funcionalidade e nutrição. São revisados todos os tratamentos de outros especialistas e se necessária alguma modificação, é feita a adaptação e comunicação com outros médicos para melhor coordenar o cuidado. Após a obtenção destes dados é proposto um plano de cuidados, o qual poderá conter medidas investigativas, curativas, reabilitativas, preventivas ou até mesmo paliativas, sempre pensando em trazer qualidade de vida, autonomia e independência.
04. Como funciona o atendimento à domicílio?
Uma maneira segura e prática de consultar durante a pandemia de Covid-19. Após contato via WhatsApp ou telefone, com o agendamento de um horário exclusivo, nos encontraremos no conforto do seu lar. Seguiremos com uma consulta habitual, conforme descrito na pergunta anterior. Esta modalidade de atendimento é particularmente interessante para idosos com problemas de mobilidade, acamados, frágeis ou simplesmente para quem deseja maior conforto e não deseja se expor ao sair de casa. São utilizados equipamentos de proteção individuais de alta qualidade em todas as consultas, o que torna o atendimento seguro para o médico, paciente e familiares.
05. Como funciona o atendimento por telemedicina?
Com o advento da pandemia de Covid-19, podemos perceber como a internet facilita as nossas vidas e nos ajuda a persistir no meio de uma sociedade distanciada. Com este recurso nos conectamos através de uma chamada por vídeo, em qualquer lugar do Brasil, através de uma plataforma segura e prática. Após agendar e confirmar a consulta, você receberá um link para acessar o atendimento, 40 minutos antes do horário escolhido. Conversaremos com todos os detalhes possíveis, para que deste modo, sejam transmitidas as orientações necessárias, com a possibilidade de solicitação de exames, prescrição de medicamentos e emissão de atestados médicos, tudo com assinatura digital, válida em todo o território nacional.
06. É seguro ir até o consultório médico?
Estamos convivendo com a Covid-19 na nossa comunidade, sem prazo para o término da pandemia. Deixar de cuidar da sua saúde agora pode lhe trazer prejuízos graves, os quais estão sendo documentados em todo o mundo, advindos do isolamento social. É necessário compreender como ocorre a transmissão e tomar as medidas necessárias para a proteção, sem porém abandonar atividades essenciais, como é o caso da saúde. Isto se resume em usar máscaras, de preferência o modelo cirúrgico, higienizar frequentemente as mãos e manter distanciamento físico de outras pessoas. No consultório são adotadas medidas de proteção contra a transmissão do vírus, o local é amplo e bem ventilado, são utilizados equipamentos de proteção de primeira linha, descartados ou higienizados a cada consulta. Há também o distanciamento físico na sala de espera. Caso ainda assim se sinta inseguro, opte pelas outras modalidades de atendimento - visita domiciliar ou telemedicina - mas não descuide da sua saúde.
07. Atende convênios médicos?
Decidi que meu trabalho deve ser feito com o máximo de atenção, dedicação e personalização possível. Faço consultas que duram no mínimo 1 hora e ofereço comunicação permanente através de acesso telefônico, WhatsApp e redes sociais. Fornecer este serviço de alta qualidade impede a participação em convênios médicos. Entretanto, é possível a realização de exames pelo seu plano de saúde e são fornecidas notas fiscais para solicitação de reembolso.

Agende suas consultas de forma prática